O porco filosofo


AUTOR : Julian Baggini
FRAGMENTO : "E o Senhor disse para o filósofo:
– Eu sou o Senhor teu Deus, e sou a fonte de todo o bem. Por que a filosofia moral secular me ignora?
E o filósofo disse para o Senhor:
– Para responder preciso, primeiro, Lhe fazer algumas perguntas. O Senhor nos manda fazer o que é bom. Mas é bom porque o Senhor ordena, ou o Senhor ordena porque é bom?
– Er.. — disse o Senhor. — É bom porque eu ordeno.
– Resposta errada, sem dúvida, ó Todo-poderoso! Se o bem é bem apenas porque o Senhor diz que é, então o Senhor poderia, se desejasse, fazer com que torturar crianças fosse bom. Mas isso seria absurdo, não seria?
– Claro! — respondeu o Senhor. — Eu o testei, e você me agradou. Qual era mesmo a outra opção?
– O Senhor escolheu o que é bom porque é bom. Mas isso mostra com bastante clareza que a bondade não depende do Senhor em nada. Então não precisamos estudar Deus para estudar o bem.
– Mesmo assim — disse o Senhor —, você tem de admitir que escrevi alguns bons livros sobre o assunto...

2 comentários:

Anônimo disse...

O link está inválido.

Unknown disse...

link inacessível.