As Moscas

AUTOR : Jean Paul Sartre
FRAGMENTO : " Escuta: supõe que chamo sobre mim todos os crimes dessa gente que está agora a tremer encafuada em salas escuras, rodeada pelos seus queridos defuntos. Supõe que queira ser apodado de «ladrão de remorsos» e que chame a mim todos os seus arrependimentos: tanto o da mulher que enganou o marido, como o do mercador que deixou morrer a mãe, como ainda o do usurário que sugou os devedores até à morte.
Agora diz-me, nesse dia, quando trouxer em mim mais remorsos do que moscas há em Argos, quando estiverem comigo todos os remorsos da cidade, terei ou não adquirido foros de cidadão perante vós? Estarei ou não no meu ambiente no meio das vossas muralhas cobertas de sangue, tal como o magarefe de avental avermelhado o está na sua loja entre os bois ensanguentados que acabou de esfolar? "

Nenhum comentário: